Fique de
Olho

de_São Paulo
Fique de olho 1

UBC e CVM lançam curso gratuitosobre finanças na música

A UBC, em parceria com a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), apresenta o curso gratuito “Finanças Pessoais”, com conteúdo voltado especialmente a titulares de direitos autorais. Disponível na plataforma educacional da B3, o curso foi desenvolvido por instituições participantes do Comitê Consultivo de Educação da CVM e aborda temas essenciais para quem deseja investir e proteger sua renda gerada por sua atividade criativa. Inscreva-se e comece já.

Voltado a músicos, compositores e demais profissionais da cadeia musical, o curso oferece orientações práticas sobre organização financeira, uso consciente do crédito e estratégias para proteger a poupança contra fraudes e ofertas enganosas. A proposta é contribuir para a formação de uma base financeira sólida, respeitando as especificidades de quem possui rendimentos variáveis.

“Essa parceria com a CVM é muito significativa para a UBC porque reforça nosso compromisso com o desenvolvimento integral dos nossos associados. Os cursos foram pensados justamente para ajudar músicos, compositores e demais profissionais da música a entender melhor a gestão financeira e, sobretudo, a proteger o patrimônio que constroem com sua arte,” afirma Fábio Geovane, diretor de operações da UBC.

UBC e Michael Sullivan levam cursosde composição ao Nordeste

Após uma edição inaugural no Rio de Janeiro, o projeto Composição Plural, idealizado pelo cantor e compositor Michael Sullivan, ganhou novas datas em agosto, com foco na formação e estímulo à criação musical no Nordeste. Realizado pela UBC, o projeto ganhou edições em Fortaleza, Recife e Salvador, com 2 dias de atividades gratuitas em cada cidade, voltadas especialmente a compositores em início ou já em trajetória profissional.

Com apoio e cessão dos espaços por instituições culturais locais das três capitais, os encontros ocorreram no Teatro B. de Paiva – Hub Cultural Porto Dragão (Fortaleza), Teatro Hermilo Borba (Recife) e Cineteatro 2 de Julho (Salvador).

“Legado não é o que você dá para as pessoas, é o que você deixa nas pessoas. Essa é a minha maior motivação como compositor. E o projeto Composição Plural, com a parceria da UBC, transforma a essência melódica em composição viva”, afirma Michael Sullivan.

capa do conteúdo extra

leia mais

O projeto, em detalhes, no site da UBC

Fique de olho 2
Fique de olho 3

Sancionada lei que cria oDia Nacional da Axé Music

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou a lei 15.189, que institui o 17 de fevereiro como Dia Nacional da Axé Music. A oficialização da data, publicada no Diário Oficial da União em agosto, coroa um processo que teve origem num projeto de lei (4.187/2024) de autoria da deputada federal Lídice da Mata (PSB-BA), aprovado em fevereiro deste ano antes de seguir para tramitação e votação no Senado, onde também foi aprovado no início de julho, com parecer favorável da senadora Augusta Brito (PT-CE).

No ano em que a axé music completa quatro décadas de existência, a homenagem garante que um gênero que marcou para sempre o nosso carnaval seja devidamente reconhecido.

Em seu relatório, a senadora Augusta Brito lembrou que o axé desempenha papel fundamental na valorização da diversidade e no resgate das raízes afrodescendentes, além de contribuir para a geração de emprego e renda.

“Mais do que entretenimento, o gênero expressa valores de resistência, celebração e coletividade, sendo vetor de inclusão social e econômica, sobretudo no estado da Bahia, onde impulsiona a geração de emprego e renda, especialmente durante o ciclo carnavalesco”, registrou.

capa do conteúdo extra

leia mais

Todos os detalhes sobre a lei no site da UBC

UBC se une aoprojeto Sonastério Ilumina

O estúdio Sonastério, em Nova Lima (MG), está realizando o projeto Sonastério Ilumina, uma série musical audiovisual que reúne performances ao vivo e intimistas de grandes artistas. A proposta é revelar não só a música, mas também a essência de cada convidado, registrada em dois dias de imersão criativa no estúdio. Cada artista grava novas versões de obras autorais, em apresentações inéditas, e participa de um mini-documentário que aprofunda sua trajetória, visão artística e processo criativo.

Agora, a UBC passa a integrar o projeto como parceira. A colaboração fortalece o compromisso com a promoção da música brasileira em iniciativas que valorizam a excelência artística e técnica. O primeiro episódio com apoio da UBC vai ao ar hoje, estrelando o cantor e multi-instrumentista mineiro Marcelo Dai, disponível no canal do YouTube do Sonastério.

capa do conteúdo extra

leia mais

No site da UBC, a agenda de lançamentos até o fim do ano

Fique de olho 4
Next
Next